Scrum é uma metodologia ágil que revolucionou a forma como equipes desenvolvem produtos, especialmente software. Criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland em 1995, o Scrum oferece um framework flexível para gerenciar projetos complexos com foco na entrega contínua de valor.
Definição de Scrum
O termo "Scrum" vem do rugby, onde descreve uma formação em que toda a equipe trabalha junta para mover a bola pelo campo. Essa analogia perfeita reflete como as equipes de desenvolvimento devem colaborar: todos trabalhando em direção ao mesmo objetivo, com responsabilidade compartilhada.
O Scrum é definido como um framework leve que ajuda pessoas, equipes e organizações a gerar valor através de soluções adaptáveis para problemas complexos. É baseado na teoria empírica de controle de processos, priorizando transparência, inspeção e adaptação.
Os Três Pilares do Scrum
Transparência
Todos os aspectos significativos do processo devem estar visíveis para aqueles responsáveis pelos resultados. A transparência permite inspeção eficaz e garante que todos tenham o mesmo entendimento do que está acontecendo.
Inspeção
Os artefatos do Scrum e o progresso devem ser inspecionados frequentemente e de forma diligente para detectar variações potencialmente indesejáveis. A inspeção é facilitada pela transparência.
Adaptação
Se algum aspecto do processo se desviar dos limites aceitáveis, o processo ou material sendo produzido deve ser ajustado. O ajuste deve ser feito o mais rápido possível para minimizar desvios adicionais.
Os Papéis no Scrum
O Scrum define três papéis essenciais, cada um com responsabilidades específicas e complementares:
Product Owner
O Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do time. É a única pessoa responsável por gerenciar o Product Backlog, definindo prioridades e garantindo que a equipe trabalhe nos itens mais valiosos.
Principais responsabilidades:
- Definir e priorizar itens do Product Backlog
- Garantir que o Product Backlog seja transparente e compreensível
- Definir critérios de aceitação claros
- Representar os interesses dos stakeholders
Scrum Master
O Scrum Master é responsável por estabelecer o Scrum conforme definido no Scrum Guide. Atua como um líder servidor, ajudando todos a entender teoria, práticas, regras e valores do Scrum. Remove impedimentos e facilita eventos Scrum.
Principais responsabilidades:
- Facilitar eventos Scrum conforme necessário
- Remover impedimentos ao progresso da equipe
- Treinar a equipe em auto-gerenciamento e multifuncionalidade
- Proteger a equipe de interferências externas
Time de Desenvolvimento
Os Desenvolvedores são as pessoas do Time Scrum comprometidas em criar qualquer aspecto de um Incremento utilizável a cada Sprint. São responsáveis por transformar itens do Product Backlog em incrementos de produto potencialmente utilizáveis.
Principais responsabilidades:
- Criar um plano para a Sprint (Sprint Backlog)
- Garantir qualidade aderindo à Definition of Done
- Adaptar plano diariamente em direção ao Sprint Goal
- Responsabilizar-se mutuamente como profissionais
Os Eventos do Scrum
O Scrum define cinco eventos formais para inspeção e adaptação. Todos os eventos são time-boxed (têm duração máxima definida) e acontecem dentro da Sprint:
Sprint
A Sprint é o coração do Scrum, um período de tempo fixo durante o qual um incremento de produto "Pronto" e utilizável é criado. Todas as outras atividades do Scrum acontecem dentro da Sprint.
Sprint Planning
Evento que inicia a Sprint definindo o trabalho a ser realizado. A equipe planeja o trabalho necessário para atingir o Sprint Goal e seleciona itens do Product Backlog para incluir na Sprint atual.
Daily Scrum
Evento diário para os Desenvolvedores sincronizarem atividades e criarem um plano para as próximas 24 horas. Inspeciona o progresso em direção ao Sprint Goal e adapta o Sprint Backlog conforme necessário.
Sprint Review
Evento informal para apresentar os resultados da Sprint aos stakeholders e coletar feedback. A equipe inspecciona o resultado e discute o que fazer a seguir. O Product Backlog pode ser adaptado baseado no feedback.
Sprint Retrospective
Oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano de melhorias para a próxima Sprint. Foca em como foi o trabalho em termos de pessoas, relacionamentos, processos e ferramentas.
Os Artefatos do Scrum
Os artefatos do Scrum representam trabalho ou valor. Eles são projetados para maximizar a transparência de informações-chave. Cada artefato possui seu respectivo compromisso:
Product Backlog
Lista ordenada e emergente de tudo que é conhecido ser necessário no produto. É a única fonte de trabalho realizada pelo Time Scrum. Itens que podem ser feitos em uma Sprint são considerados prontos para seleção.
Sprint Backlog
Composto pelo Sprint Goal, itens do Product Backlog selecionados para a Sprint, além de um plano acionável para entregar o Incremento. É um plano feito por e para os Desenvolvedores, altamente visível e em tempo real.
Increment
Degrau concreto em direção ao Product Goal. Cada Incremento é adicionado a todos os Incrementos anteriores e completamente verificado, garantindo que todos funcionem juntos. Para fornecer valor, deve ser utilizável.
Por que usar Scrum?
O Scrum oferece inúmeras vantagens para equipes e organizações que buscam maior eficiência e qualidade no desenvolvimento de produtos:
Entregas Mais Rápidas
Sprints curtas permitem entregas frequentes de funcionalidades funcionais, proporcionando feedback rápido e valor contínuo ao cliente.
Maior Flexibilidade
Capacidade de responder rapidamente a mudanças nos requisitos, prioridades e condições de mercado sem comprometer o progresso do projeto.
Qualidade Superior
Inspeção e adaptação contínuas, juntamente com a Definition of Done, garantem que a qualidade seja incorporada ao produto desde o início.
Melhor Colaboração
Eventos regulares e papéis claramente definidos promovem comunicação eficaz e trabalho em equipe entre todos os membros.
Conclusão
O Scrum é muito mais do que apenas uma metodologia - é uma mudança cultural que coloca pessoas, colaboração e adaptação no centro do processo de desenvolvimento. Sua simplicidade e eficácia o tornam ideal para equipes que desejam entregar produtos de alta qualidade de forma consistente.
Se você está começando sua jornada no mundo ágil, o Scrum oferece uma base sólida para construir práticas eficazes de desenvolvimento. Lembre-se: o Scrum é fácil de entender, mas pode ser difícil de dominar. A prática constante e o comprometimento com seus valores são essenciais para o sucesso.
Pronto para implementar Scrum?
Conheça a TaskTracker, uma ferramenta que facilita a implementação do Scrum com quadros Kanban, gráficos de burndown e muito mais.
Conhecer TaskTracker